ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 11 de maio de 2014

CINEMA NA TV

No CANAL BRASIL, segunda, dia 12 de maio, às 24 horas.

UM FILME 100% BRAZILEIRO

28 anos depois (1986) de ser realizado e exibido em alguns cinemas do mundo e de ganhar alguns prêmios em festivais, (1985 Melhor Produção e Melhor Linguagem Cinematográfica do I Rio Cine Festival / 1986 Melhor Cenografia do I Festival de Cinema de Fortaleza / 1987 Convidado para o Festival de Cinema de Berlim, Alemanha), com um elenco de estrelas, este ainda desconhecido filme ganha a sua primeira exibição na televisão brasileira.
Esta produção é uma ficção modernista sobre a vinda ao Brasil do grande poeta e aventureiro francês Blaise Cendrars, que amou sabendo a nossa terra mais do que ninguém, durante o carnaval no Rio de Janeiro de 1924. São três as histórias por ele aqui vividas: Febrônio Índio do Brasil; O Lobisomem de Minas; Coronel Bento, que neste filme são retratadas, reescritas, em textos cinematográficos.
“... Um filme 100%Brazileiro é uma experiência avançada e revolucionária, tanto no que diz respeito à releitura da obra de Cendrars, quanto às inúmeras facetas da transposição cinematográfica... é uma espécie de divisor de águas, fazendo ponte entre certas heranças do Cinema Novo e alguns aspectos do cinema de Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, mas com total autonomia e independência por parte de seu autor.” Jose Tavares de Barros,, crítico e professor de cinema na UFMG para a revista Cadernos de Cinema.
“Obra experimental, difícil, mas importante... Um Filme 100%Brazileiro é uma obra belíssima. Uma fotografia caprichada, perfeita cenografia e uma trilha sonora de Luiz Eça (Tamba Trio) que tranquilamente merecia ser premiada nos festivas em que o filme foi exibido...” Aramis Millarch no jornal O Estado do Paraná.
“…Sette plunges the viewer from one exotic scene into the next, filling his film with visual and literary references which will be lost on many…” Films Reviews, Variety, EUA, 1987.


Nenhum comentário: