ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


ESTOU SENTINDO QUE É CHEGADA A HORA DE DORMIR

                Fábio Carvalho

O espaço entre a câmera e o ator é o olhar.
A montagem é o ritmo do batimento do coração.
Jean Luc Godard


O Enis não atendeu ao celular, o que bastou para eu mudar o trajeto a pé no final daquela manhã. Tantos perfumes a me atordoar. Tomei três lambadas de um cabelo louro falso e liso que terminava no início de um belo lombo branco com celulite que vestia short jeans e calçava sandálias de veludo. Ela trocou dentro do carro a camiseta listrada por uma verde, fez para mim o espetáculo. Logo depois cruzei e gostei da mamãe gordinha de vestidinho leve que me sorriu. Pena que eu estava ocupado e ela também. Meu avô me ensinou a escrever só o que ninguém pode ver. É você que ama o passado e que não vê. Pele macia. Linda morena. Eu quero teu sabor. Já ouvi isto antes. E lá vou eu nesta alegria, levando a dor em minhas mãos. Nimesulida 100mg. Quem é ela pela janela do carro. Testo teu sexo com ar de professor. Tomar Xerez na tua boca. Não gosto disso, disse ela. Derretendo satélites. Vem cá meu bem, que é bom viver. São meus filhos que tomam conta de mim. Foi quando meu pai me disse filha, você é a ovelha negra da família. Ela me sorriu de novo, com certa ironia. Lhe faço amor, eu sou um ator. Não dá mais pra disfarçar. Marina da Glória. A cidade pisca o olho. Afirmei que foi terça, mas aconteceu na quarta. Depois desta frase, vou ter que contar a história para seu nariz azul. Secretamente esta era minha estratégia. Deu certo. Milagrosamente. Fica tudo para segunda-feira depois da eleição. Meia taça de champanhe. Ilumine o meu amor. Aquele tempo que você sonhou. Estou muito relapso com relação aos afazeres domésticos, disse ela. Acho que concordo, portanto nada respondi. Foi o melhor a fazer naquele momento, indubitavelmente a opção correta. Opção, palavra interessante. Também aprendi com meu avô. Democracia no Brasil é assim você é obrigado a votar e proibido de beber. Salve meu Orixá. O Walter Lima Júnior me apresentou um método para atores, que se baseia simplesmente nas escolhas. A partir do momento que você, o ator, elege três caminhos para viver sua personagem, pensa e escolhe um, você tem grandes chances de acertar na medida em que você se pôs a pensar para escolher. Imagino que este método deve servir para a vida. O elenco é o roteiro. Esta é do diretor David Neves. Serve para os roteiristas metidos a diretores. Uma Figura de linguagem. Nada me interessa mais no momento do que ganhar a aliteração. Ninguém sabe quanta tristeza vale uma solidão. Vou encontrá-la inesperadamente antes do ano que vem. Posso ter enganado, mesmo me enganando espero por ela nesta derradeira primavera. Acho que estou preparado. Vem talvez você possa ao menos compreender o meu destino, já que usa bem estas saias brancas e está descalça. O marinheiro bonito Sereia pro mar levou. Bento cantando modas muitas figuras fez. Várias prateleiras me atacam pelas costas. Ainda não sei como preenchê-las. Mais do que nunca tenho procrastinado, e ainda assim com grande prazer. Infelizmente isto não agrada nem um pouco às mulheres. Tenho que encontrar com jeitinho uma forma de sempre conseguir agradá-las, para manter a tranqüilidade do meu espaço interior. A esperança é cega. Mais uma vez não fui votar. Vou aprender a cozinhar, quem sabe dou um passo à frente no intento do meu desejo. Pode ser tarde demais. Tudo é sempre muito arriscado. Coração selvagem. Era noite. Desci a mesma rua equilibrando uma marmitex de língua ao molho para tentar contornar uma situação. Perto da esquina da padaria veio subindo um anão de terno verde e gravata amarela, saído do último filme do Dom Luís, que sorriu e me cumprimentou com muita fidalguia e sonoridade. Retribuí como pude à minha natureza introspectiva. Misteriosamente cheguei ao meu destino sem derramar uma gota do molho da língua.

Nenhum comentário: