ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 26 de agosto de 2012

Programa Político para TV


Política na Província Caiçara
Informe do jornal:
“ O Programa Político do PSOL é brega e o seu marqueteiro está nos devendo um pouco mais de criatividade...”
Carta Aberta de Desagravo.
Três perguntas para varias respostas é o que devo dar ao meu amigo Cabral, proprietário e editor do jornal diário Folha dos Lagos, que deseja desconstruir com ironia o trabalho videográfico de um artista não engajado na luta política em uma imprensa comprometida.
1.    O que vou dizer dos incautos que atribuem ao meu candidato uma votação pífia nestas eleições de 2012?
2.    O que devo falar quando os eternos gozadores de plantão querem menosprezar o meu trabalho na criação de um simples, mas sincero programa de três minutos e meio para a televisão?
3.    O que posso pensar quando o diabo quer me oferecer lembranças e mesuras afetadas a minha atuação como mensageiro de todos os contrários, quando só procuro midiatizar o bom pensamento ideológico de um político de trajetória ascendente?
Meu caro jornalista, você pode anotar e depois me cobrar que o candidato para quem estou trabalhando chegará ao mês de outubro vitorioso em sua singela campanha a Prefeitura de Cabo Frio.
Saber ver é a maior característica de um cinematógrafo. Saber escutar pertence aos bons ouvidos de um maestro. Saber falar é que distingue o poeta do orador. A eloquência do silêncio e a facúndia do palavrório, nos três sentidos, é a ferramenta dos enganadores, dos desesperados, dos destemperados, dos inconformados e dos que sofrem de anacroasia.  
Não sou publicitário e não pretendo vender nenhum produto nessa peleja de egos inflados e de marqueteiros que trabalham na frieza dos seus produtos enlatados. Nada quero vender, por isso não pertenço a essa contenda do que é o melhor e do que é o pior em relação direta àqueles que vendem mais ou menos o seu produto, ao contrário, eu só quero mostrar a verdade ou o que ela representa no simples contexto dessa eleição provinciana.
Sempre acreditei que uma peça de arte talhada na madeira é mais cara e preciosa do que outras peças virtuais elaboradas nos mais sofisticados computadores.
Faço o meu trabalho com arte me abstendo de firulas e falsetes que o mundo eletrônico da publicidade pode oferecer. Acredito nos olhos dos que enxergam mais, nos ávidos de leitura e saber, nos que querem a verdade em tudo que nasce da arte e do homem.
Mas, meu caro jornalista, muito longe do seu niilismo em relação ao meu trabalho, desconhecendo o que eu me propus a realizar - criar, produzir, fotografar, dirigir, editar -  está a minha mão, o dedo de um artista. Pois ali, naqueles vídeos manifestos que você faz questão de não ver, tem alguma coisa de diferente, não há como negar, por mais simples que ele possa te parecer.
Sem receio, digo-lhe que cafona é qualquer arabesco advindo de complexos mundos artificiais, vistos, lidos e ouvidos, por cegos de espíritos.  Mas, por você ser um homem sensível, ao ver novamente os meus pequenos vídeos ideológicos, sem as colorações dos seus interesses, notará que eles têm mais força de comunicação que as longas propagandas sofisticadas, ditas “criativas”, que nossos opositores pretendem mostrar. 

Nenhum comentário: