ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 26 de agosto de 2012

Novo texto do cineasta Fabio Carvalho


Carmem Santos

NOVO AMANHÃ COM CURVAS DELINEADAS
Fábio Carvalho
O tempo pode afastar nós dois.
Antonio Mário Marcos

Ontem encontrei dentro do livro do David Neves um papel de agenda de 2002, dobrado e anotado à mão por mim: ligar às 10:00 da manhã. Embaixo estava o número do telefone do Carlos Reichembach. Mais embaixo também com minha letra este texto que não me lembro de onde o tirei:
“O sentido último da vida não pode ser definido. Sua essência está pendente em todo o movimento e em tudo que não se move”. Mordomo do papa vai a julgamento. Era a manchete do noticiário. Demorei a voltar por aqui. É febre e amor. A música no ar. A vida é engraçada. Eu sei que o amor valeu. Sem tanta certeza assim. Continuo achando que estou sabendo. Vou ter que me adequar de alguma maneira. Enfim, reconheço que estou na faixa instrumental. Sem me cansar, embora me sentindo mal e muito bem ao mesmo tempo, além do mais, ainda com um estranho prazer diante deste novo e antigo movimento: tudo ótimo e pode melhorar. Vem logo vem curar seu nego que chegou de porre, lá da boemia. Coisa boa João Pessoa. Seu manancial. Além da detestável adequação, vou conquistar a transformação. Melhor dizendo: estou a tentar. Como diria o bom português. Que se for bom mesmo se perde com uma boa mulata, o pecado irresistível do tom da cor. Ou então se encontra bem. Cruzados são os desencontros, e outros encontros também. Indecifrável para mim, eu ando. Tenho andado. Demorou: mentiu a verdadeira morena de cabelo liso e com a boca da cor vermelho sangue. Imagem e som. O mar azul com que você sonhou. É esta a minha estrela nacional mais brilhante lá no céu. Por enquanto só posso ir com Tonho, o bombeiro, amanhã cedo para tirar o vaso, sem reclamar. Muito é claro, um pouco posso. O poço. Gato Barbieri. El perseguidor. De fonte aparentemente fidedigna fico sabendo que o nome do pai do escritor Guimarães Rosa era Florduardo Pinto Rosa. Todos os músicos acham que sabem mais do que eles mesmos, como se não se bastassem. Estou ao ponto de tocar um instrumento, quem sabe até dois. Flanando, com sabor. 13 é Galo.

Nenhum comentário: