ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Roteiro Político

O ÚLTIMO PRESIDENTE Com uma abordagem cinematográfica pautada nos filmes neo-realistas, a leitura deste filme está expressa em três elementos básicos de linguagem: a ficção, o documentário e a sua história.
O Último Presidente é um filme sobre o poder da traição: o homem versos sua natureza política, ideológica, existencial. É cinema de cultura política sobre uma época importante de nossa história recente.
Retratar uma época política e socialmente conturbada, não é tarefa fácil. Há de se trabalhar com material de arquivo, pesquisas, iconografias, entrevistas e também o garimpar dos fatos escondidos e desconhecidos.
Construir a ficção, a linha narrativa, através de pequenos cacos históricos, em seqüências que se entrelaçam, formando, contando e descobrindo, no desenrolar da narração, o manto misterioso da vida política de um presidente deposto por um golpe militar, é realizar um projeto de interesse cultural, pois torna público, através da ficção, do documental, o quanto é complexo, imponderável, quase impossível, a utopia social, a luta do bem e do mal, no universo humano do poder.

Leia na minha página - roteiros publicados - o texto completo.

Nenhum comentário: