ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

FIM DE ANO


Ponto de Vista
Fico ouvindo nas mesas dos cafés que eu frequento, desta pequena cidade litorânea, geralmente de amigos - pessoas educadas com formação acadêmica, professores, empresários - exaltações de coisas e desejos culturais embutidos em frases de pensamentos político-filosófico, tidos e ditos como definitivos no processo civilizatório da sociedade brasileira e confesso que fico, às vezes, assustado.
Digo com isso que artistas, intelectuais e políticos, envolvidos com o sistema capitalista que domina o país, não possuem a visão necessária à percepção de um mundo novo que se descortina a sua frente. Um mundo de ideias transformadoras, revolucionária, que se quer mostrar como parte exclusiva de homens escolhidos e selecionados entre tantos outros de uma mesma espécie, criaturas que me fazem gemer o estômago triturando meus próprios dentes. Durante a ditadura militar no Brasil, alguns artistas viraram colaboradores do regime – seja por simpatizarem com os governos militares ou por pura covardia – passando informações sobre o que acontecia no meio artístico e participando de atos realizados nos quartéis. E os documentos da ditadura revelam, além do massacrado Simonal, alguns nomes de colaboradores do regime no meio artístico. É citado Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, entre outros,
Por exemplo, leiam as sandices ditas hoje pelo cantor e compositor Lobão:  ”... Essa Comissão da Verdade que tem agora. Por que é isso? Que loucura que é isso? Aí tem que ter anistia pros caras de esquerda que sequestraram o embaixador, e pros caras que torturavam, arrancavam umas unhazinhas, não [risos]. Essa foi horrível [risos]. Mas é, é bem isso. Quem é que vai falar isso? Quem é que vai ter o colhão de achar que bunda de pinto não é escovinha? Porque não é. Não é. Então é o seguinte: a gente viveu uma guerra. As pessoas não estavam lutando por uma democracia, as pessoas estavam lutando por uma ditadura de proletariado. As pessoas queriam botar um Cuba no Brasil, ia ser uma merda pra gente. Enquanto os militares foram lá e defenderam nossa soberania. ” Esse Lobão é um merda que sempre detestei. Muitos apoiaram a ditadura, o cinema brasileiro com a Embrafilmes; os jornais: O Globo, A Folha de São Paulo, O Estadão, e ninguém fala disso, todos permanecem calados enquanto um colunista medíocre como o Nelson Motta que não tem a inteligência do Jabor escreve absurdos em sua coluna do Globo. Essa é a exaltada inteligência nacional?  O Brasil se esqueceu, muito rápido, de suas mazelas e é sempre bom lembrar o que aqui aconteceu há 48 anos.

Esse documentário vale como alerta de um tempo que não pode ser esquecido.



Nenhum comentário: