ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 1 de março de 2009

Os Filmes que ainda não fiz...

Estou publicando no Link ROTEIROS o meu projeto sobre a Revolução Liberal de 1842 em Minas Gerais intitulado “Ottoni e a Revolução”

“O país lembra-se ainda hoje de 1842, do morticínio dos liberais de Minas e São Paulo, da sufocação da imprensa, do direito de petição eliminado, da delação premiada pelo governo da tirania.” (Rui Barbosa).

Inspirava-me a fazer este projeto fílmico, a pessoal convicção para com os exemplos de Minas, em sua mais íntima e substancial essência, irradiadora dos conceitos de cidadania, brasilidade e opulência política. A imortalidade de Teófilo Benedito Ottoni, que ousou modificar a história de Minas e do Brasil, nos idos de 1842, tratava-se de um deles. Cristalizada por marcante epopéia política, histórica e de formação institucional que, pouco a pouco, vem esgarçando-se na memória das gerações, como que aproximar-se do mais impiedoso e injusto esquecimento. Sendo matéria do maior interesse na formação política do Brasil e na construção do moderno processo democrático, os Chimangos, alcunha dada aos liberais pelos portugueses conservadores de 1842, transformou o panorama do II Reinado.
Este é o roteiro do grande filme histórico que deveria ter encantado a todos os mineiros preocupados com a nossa identidade cultural.
Ottoni e a Revolução deram e a Minas, mais uma vez, a oportunidade de lutar em defesa da liberdade e da república, que somente seria proclamada 47 anos depois, no primeiro golpe militar de nossa história.

Nenhum comentário: