Hoje terminei de reescrever o roteiro de um documentário sobre o músico Robertinho Silva intitulado BATUQUE CARIOCA e entre tantas palavras gastas durante esses dias me sobraram essas que aqui publico.É um documentário que contará 50 anos de histórias bem humoradas de um músico, de origem humilde, negro, que hoje é considerado um dos maiores percussionista do Brasil.
É Robertinho Silva em toda sua forma artística contracenando com grandes nomes da música popular brasileira.
É um documentário que fala sobre a vida deste senhor de 70 anos que mantém ainda intacta as suas energias rítmicas juvenis, embaladas pela música com seus inúmeros instrumentos, percussiva, mágica por seus tambores primitivos, criando e compondo, com espetaculares solos de bateria e a participação de alguns músicos convidados, a partitura de uma grande composição fílmico-musical.
É filme das origens e desenvolvimento do ritmo e da percussão no Brasil, partindo do batuque de terreiro no Rio de Janeiro, suas histórias, seus personagens, sua memória.
É matéria nobre, é madeira de lei, é cultura de informação étnica, sociológica e de registro cinematográfico de importância histórica.
É um documentário musical e de ficção que retrata, através do universo urbano, as origens e o desenvolvimento da música popular brasileira a partir do ponto de vista subjetivo do músico Robertinho Silva.
É o trem do subúrbio carioca buscando a história a partir do silêncio no estúdio de som. São os sons de tambores que originaram as primeiras manifestações musicais do homem descobrindo que no batuque está a primeira impressão sonora mais próxima à natureza das coisas, das nossas coisas, das coisas nossas, e é a que mais mexe, a que mais penetra na alma e no corpo do homem brasileiro.
É a vida passada pela janela cinematográfica desse novo trem que leva e traz o nosso personagem do subúrbio do Rio de Janeiro, sua origem, ao centro da cidade, seu meio, passando do urbano ao rural até chegar a velha Lapa.
Batuque Carioca são histórias contadas por um carioca de origem, pelo músico percussionista mais criativo de nossa época e que tem, no seu quase meio século de trabalho, a memória do que aconteceu na moderna música popular desse país - do baião à bossa nova, do tambor do terreiro à descoberta do maracatu, de todos os ritmos ao breque do samba, dos mineiros ao som imaginário, da banda famosa a todas as bandas, do bolero, do chorinho ao samba-canção.
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