Fábio Carvalho
O
espaço entre a câmera e o ator é o olhar.
A
montagem é o ritmo do batimento do coração.
Jean
Luc Godard
O
Enis não atendeu ao celular, o que bastou para eu mudar o trajeto a pé no final
daquela manhã. Tantos perfumes a me atordoar. Tomei três lambadas de um cabelo
louro falso e liso que terminava no início de um belo lombo branco com celulite
que vestia short jeans e calçava sandálias de veludo. Ela trocou dentro do
carro a camiseta listrada por uma verde, fez para mim o espetáculo. Logo depois
cruzei e gostei da mamãe gordinha de vestidinho leve que me sorriu. Pena que eu
estava ocupado e ela também. Meu avô me ensinou a escrever só o que ninguém
pode ver. É você que ama o passado e que não vê. Pele macia. Linda morena. Eu
quero teu sabor. Já ouvi isto antes. E lá vou eu nesta alegria, levando a dor
em minhas mãos. Nimesulida 100mg. Quem é ela pela janela do carro. Testo teu
sexo com ar de professor. Tomar Xerez na tua boca. Não gosto disso, disse ela.
Derretendo satélites. Vem cá meu bem, que é bom viver. São meus filhos que
tomam conta de mim. Foi quando meu pai me disse filha, você é a ovelha negra da
família. Ela me sorriu de novo, com certa ironia. Lhe faço amor, eu sou um
ator. Não dá mais pra disfarçar. Marina da Glória. A cidade pisca o olho.
Afirmei que foi terça, mas aconteceu na quarta. Depois desta frase, vou ter que
contar a história para seu nariz azul. Secretamente esta era minha estratégia.
Deu certo. Milagrosamente. Fica tudo para segunda-feira depois da eleição. Meia
taça de champanhe. Ilumine o meu amor. Aquele tempo que você sonhou. Estou
muito relapso com relação aos afazeres domésticos, disse ela. Acho que
concordo, portanto nada respondi. Foi o melhor a fazer naquele momento,
indubitavelmente a opção correta. Opção, palavra interessante. Também aprendi
com meu avô. Democracia no Brasil é assim você é obrigado a votar e proibido de
beber. Salve meu Orixá. O Walter Lima Júnior me apresentou um método para
atores, que se baseia simplesmente nas escolhas. A partir do momento que você,
o ator, elege três caminhos para viver sua personagem, pensa e escolhe um, você
tem grandes chances de acertar na medida em que você se pôs a pensar para
escolher. Imagino que este método deve servir para a vida. O elenco é o
roteiro. Esta é do diretor David Neves. Serve para os roteiristas metidos a
diretores. Uma Figura de linguagem. Nada me interessa mais no momento do que
ganhar a aliteração. Ninguém sabe quanta tristeza vale uma solidão. Vou
encontrá-la inesperadamente antes do ano que vem. Posso ter enganado, mesmo me
enganando espero por ela nesta derradeira primavera. Acho que estou preparado.
Vem talvez você possa ao menos compreender o meu destino, já que usa bem estas
saias brancas e está descalça. O marinheiro bonito Sereia pro mar levou. Bento
cantando modas muitas figuras fez. Várias prateleiras me atacam pelas costas.
Ainda não sei como preenchê-las. Mais do que nunca tenho procrastinado, e ainda
assim com grande prazer. Infelizmente isto não agrada nem um pouco às mulheres.
Tenho que encontrar com jeitinho uma forma de sempre conseguir agradá-las, para
manter a tranqüilidade do meu espaço interior. A esperança é cega. Mais uma vez
não fui votar. Vou aprender a cozinhar, quem sabe dou um passo à frente no
intento do meu desejo. Pode ser tarde demais. Tudo é sempre muito arriscado.
Coração selvagem. Era noite. Desci a mesma rua equilibrando uma marmitex de
língua ao molho para tentar contornar uma situação. Perto da esquina da padaria
veio subindo um anão de terno verde e gravata amarela, saído do último filme do
Dom Luís, que sorriu e me cumprimentou com muita fidalguia e sonoridade.
Retribuí como pude à minha natureza introspectiva. Misteriosamente cheguei ao
meu destino sem derramar uma gota do molho da língua.
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