Li na Internet uma REPORTAGEM CINEMATOGRÁFICA
“O navio cheio de ratos canibais que está à deriva no mar”
Uma vez eu li em algum lugar
sobre uma coisa chamada “ratoeira do sertão”. Contava o texto, que os pequenos
agricultores do sertão, se viam sempre às voltas com roedores irritantes, que
infestavam os paióis de milho e outros grãos, causando grande prejuízo. A
ratoeira do sertão consistia em capturar um dos ratos vivo, e prender o animal
numa gaiola de passarinho. Uma vez lá, o rato passaria a ser cuidado como se
realmente fosse ele um passarinho, recebendo rações de milho gradualmente cada
vez menores. O animal começaria a sofrer de uma terrível fome, e é nesse
momento em que o roedor estaria às portas do desespero, que o fazendeiro
começaria a jogar a ele pedaços cortados de outros ratos. O efeito da estranha
dieta era imediato. Inicialmente ele se recusaria a comer, sentindo o cheiro
dos companheiros. Urinaria sobre a carne, mas diante da fome a lhe atraiçoar, o
rato abandonaria de vez sua moral e comeria o companheiro. Ele então passaria
por uma gradual transformação, de comedor de grãos para uma pequena fera
carnívora. Dizia o texto, que ao comer carne, algo no rato muda radicalmente e
ele se torna forte e bruto. A ração de carne de rato vai então sendo
gradualmente reduzida, e finalmente joga-se um rato pequeno e fraco, porém
vivo, lá na gaiola. A gaiola se torna uma arena da morte. O rato, acostumado
agora a uma dieta de carne, nunca mais quer ver grão na vida. Ele só quer
carne. Ele vê o rato mais fraco e rapidamente come o infeliz. Cria-se assim, um
rato canibal. O animal vai sendo alimentado agora com outros ratos vivos, cada
vez maiores, e a luta por matar o seu alimento deixará o rato da gaiola cada
vez mais forte. Ele se torna um rato maníaco. Ele agora não apenas mata para
comer, mas pelo prazer de matar. O sertanejo joga vários ratos ainda vivos na
gaiola para vê-los serem assassinados a dentadas um a um. O rato se mostra uma
verdadeira máquina de matar. Quando ele está “no ponto”, ele é finalmente solto
na casa. É o fim de sua prisão. Transformado, o rato sai em busca de vítimas.
Ele irá matar dezenas de outros ratos, que em pânico, fugirão do local. Quando
não houver mais nenhum rato, a “ratoeira do sertão” irá embora atrás das
vítimas, pois uma vez tendo comido carne, e matado um semelhante, ele nunca
mais mudará de dieta.
Eu não sei se a ratoeira do sertão
corresponde religiosamente à expressão da verdade, mas o valor de tal ideia foi
algo que me impressionou na juventude e me impressiona até hoje, porque vejo
nesta ideia um paralelo com o que podem fazer as circunstâncias, ao Homem. Não
foram poucas às vezes em que o ser humano precisou comer seu semelhante em
situações adversas. E é quase irresistível estabelecer o paralelo da ratoeira
do sertão com as nossas cadeias, máquinas de deformar as mentes já não muito
sadias dos que são encarcerados lá.
Seja como for, imagine só um rato
assassino, maníaco. A ideia já é de causar calafrios, mas ela se amplifica se
imaginarmos um navio REPLETO de “ratoeiras do sertão”. Acredite! Um navio,
totalmente à deriva, e repleto de ratos canibais, que comerão qualquer coisa
que verem pela frente. O navio “fantasma” cheio de ratos
canibais está hoje flutuando em algum lugar da costa da Escócia, prestes a
encalhar em terra e liberar sua carga faminta, composta de vetores de doenças
diversas.
Mas como isso é possível? Ao que parece, a culpa é do Canadá. As autoridades canadenses deixaram este navio da era soviética solto no Atlântico Norte, após concluírem que “ele não era uma ameaça para o Canadá”. Parece estúpido, eu sei. E é! Imagina o risco para outras embarcações – e elas são em numero cada vez maior – a cruzar o Atlântico e colidir com um outro navio fantasma que vaga ao sabor das correntes?
Se fosse só o entulho navegante já era ruim. Mas a carga que ele leva é realmente perigosa. Os milhares de ratos à bordo do navio de cruzeiro abandonado estão certamente comendo uns aos outros. Já tem quase um ano desde que o navio foi intencionalmente largado à própria sorte no mar pelas autoridades canadenses que estavam felizes em deixar o “risco biológico ” tornar-se um problema de um outro país. Eu também me pergunto por que diabos eles simplesmente não afundaram esta merda. Certamente é porque o navio deve ter donos, e se o Canadá afunda ele, os caras certamente iriam processar e pedir indenização. Cabe a eles achar e pegar de volta o navio. O problema é esse: Achar. O fato é que o presente de grego do Canadá ao mundo hoje, segundo alguns periódicos de confiabilidade duvidosa, está prestes a bater em terra na Irlanda ou talvez no Reino Unido, despejando lá sua carga viva na forma de uma praga de ratos canibais. Chega a ser impossível não imaginar como algo assim poderia dar um belo roteiro de filme B… Tudo começa com uma bucólica cidadezinha costeira, onde todos são felizes vivendo suas vidas pacatas, até que uma tempestade joga um navio repleto de ratos assassinos na costa. O resto é o “salve-se quem puder” dos filmes B, onde no clímax, teríamos uma gostosa sobrevivente e seu namorado fugindo para as montanhas enquanto a massa disforme de ratos canibais os persegue ferozmente. Herói, o galã iria se sacrificar para poder colocar sua amada em um pequeno bote, e seria comido vivo por milhões de ratos famintos enquanto acenava desesperado para ela, que se debulharia em lágrimas num pequeno bote lançado ao mar… Ops, perdão pelo delírio… Continuando: O navio à deriva tem o nome em homenagem a uma atriz de cinema que foi bastante popular na URSS de Stalin, o Lyubov Orlova foi construído pelos soviéticos em 1976 para dar às elites russas passeios de cruzeiros e lazer para a região da Antártida e o Círculo Ártico. A embarcação acabou sendo apreendida em 2010, por fiscais canadenses que atuam como cobradores de dívidas contra os proprietários da nau, atualmente empresas privadas. Durante o tempo que tramitou o imbróglio, o navio permaneceu ancorado em São João, a capital da província de Newfoundland. Em 2012 ele foi finalmente vendido para a sucata. Mas então, acabou que algo deu errado e o navio foi (acredite se puder) perdido no mar!Realmente ao que parece, o rebocador que levava o navio foi apanhado em meio a uma tempestade, e com o risco de afundamento, teriam abandonado o navio.Ninguém sabia onde ele estava e ninguém queria pagar para procurarem ele. Quando as autoridades canadenses finalmente localizaram o navio de cruzeiro soviético no ano passado, eles decidiram que era melhor largá-lo em águas internacionais. Parece irreal que um navio de 295 metros de comprimento desapareça em plena era de satélites e GPS. As autoridades marítimas na Irlanda e na Escócia dizem que não sabem nada sobre o tal navio e fingem que isso não é com eles. Ninguém parece querer encarar o abacaxi flutuante. O navio permaneceu sem localização conhecida até que em meados de março do ano passado, um sinal de emergência do navio indicou sua presença a cerca de 700 quilômetros da costa do condado de Kerry, na Irlanda. O navio soviético cheio de ratos canibais foi descoberto por operadores de radar não muito tempo depois, mas os pilotos enviados para confirmar a localização não conseguiram encontrá-lo.
Desde então, o navio cheio de ratos está desaparecido no mar. Enquanto estiver em águas internacionais ele é de responsabilidade única de seus proprietários. O problema é o risco que ele representa para outros navios. Uma colisão poderia resultar num naufrágio duplo. Provavelmente, ele ainda pode estar navegando. Segundo o jornal Independent relatou, os seus botes salva-vidas estão equipados com sinais de socorro que só começam a transmitir sinal de alerta quando batem na água. Até agora somente duas transmissões dos barcos salva-vidas foram ouvidas. Estima-se que isso se deu porque esses botes teriam se soltado do navio durante uma tempestade do Atlântico Norte. Sabe-se que o navio de 4.251 toneladas já viajou mais de dois terços do caminho para as ilhas britânicas, mas ao sabor das correntes e do vento, ele pode ir parar em qualquer lugar. É importante lembrar que essa parada dos ratos canibais se trata unicamente de uma especulação. Sabe-se por pesquisas, que os ratos em situação de stress irão começar a lutar entre si, gerando facções. Os mais fortes comerão os mais fracos e com o tempo, gerações de ratos cada vez mais agressivos irão nascer. O numero global de animais tenderá uma redução com o tempo, mas tudo depende fundamentalmente de como foi a explosão populacional dos animais no navio. E sem ir lá ninguém tem como saber com certeza. Segundo o The Sun, o navio pode encalhar na costa liberando sua carga perigosa de roedores famintos. Neste caso, eu imagino que quem estiver com o cu na reta, poderá ter sérios problemas.
Mas como isso é possível? Ao que parece, a culpa é do Canadá. As autoridades canadenses deixaram este navio da era soviética solto no Atlântico Norte, após concluírem que “ele não era uma ameaça para o Canadá”. Parece estúpido, eu sei. E é! Imagina o risco para outras embarcações – e elas são em numero cada vez maior – a cruzar o Atlântico e colidir com um outro navio fantasma que vaga ao sabor das correntes?
Se fosse só o entulho navegante já era ruim. Mas a carga que ele leva é realmente perigosa. Os milhares de ratos à bordo do navio de cruzeiro abandonado estão certamente comendo uns aos outros. Já tem quase um ano desde que o navio foi intencionalmente largado à própria sorte no mar pelas autoridades canadenses que estavam felizes em deixar o “risco biológico ” tornar-se um problema de um outro país. Eu também me pergunto por que diabos eles simplesmente não afundaram esta merda. Certamente é porque o navio deve ter donos, e se o Canadá afunda ele, os caras certamente iriam processar e pedir indenização. Cabe a eles achar e pegar de volta o navio. O problema é esse: Achar. O fato é que o presente de grego do Canadá ao mundo hoje, segundo alguns periódicos de confiabilidade duvidosa, está prestes a bater em terra na Irlanda ou talvez no Reino Unido, despejando lá sua carga viva na forma de uma praga de ratos canibais. Chega a ser impossível não imaginar como algo assim poderia dar um belo roteiro de filme B… Tudo começa com uma bucólica cidadezinha costeira, onde todos são felizes vivendo suas vidas pacatas, até que uma tempestade joga um navio repleto de ratos assassinos na costa. O resto é o “salve-se quem puder” dos filmes B, onde no clímax, teríamos uma gostosa sobrevivente e seu namorado fugindo para as montanhas enquanto a massa disforme de ratos canibais os persegue ferozmente. Herói, o galã iria se sacrificar para poder colocar sua amada em um pequeno bote, e seria comido vivo por milhões de ratos famintos enquanto acenava desesperado para ela, que se debulharia em lágrimas num pequeno bote lançado ao mar… Ops, perdão pelo delírio… Continuando: O navio à deriva tem o nome em homenagem a uma atriz de cinema que foi bastante popular na URSS de Stalin, o Lyubov Orlova foi construído pelos soviéticos em 1976 para dar às elites russas passeios de cruzeiros e lazer para a região da Antártida e o Círculo Ártico. A embarcação acabou sendo apreendida em 2010, por fiscais canadenses que atuam como cobradores de dívidas contra os proprietários da nau, atualmente empresas privadas. Durante o tempo que tramitou o imbróglio, o navio permaneceu ancorado em São João, a capital da província de Newfoundland. Em 2012 ele foi finalmente vendido para a sucata. Mas então, acabou que algo deu errado e o navio foi (acredite se puder) perdido no mar!Realmente ao que parece, o rebocador que levava o navio foi apanhado em meio a uma tempestade, e com o risco de afundamento, teriam abandonado o navio.Ninguém sabia onde ele estava e ninguém queria pagar para procurarem ele. Quando as autoridades canadenses finalmente localizaram o navio de cruzeiro soviético no ano passado, eles decidiram que era melhor largá-lo em águas internacionais. Parece irreal que um navio de 295 metros de comprimento desapareça em plena era de satélites e GPS. As autoridades marítimas na Irlanda e na Escócia dizem que não sabem nada sobre o tal navio e fingem que isso não é com eles. Ninguém parece querer encarar o abacaxi flutuante. O navio permaneceu sem localização conhecida até que em meados de março do ano passado, um sinal de emergência do navio indicou sua presença a cerca de 700 quilômetros da costa do condado de Kerry, na Irlanda. O navio soviético cheio de ratos canibais foi descoberto por operadores de radar não muito tempo depois, mas os pilotos enviados para confirmar a localização não conseguiram encontrá-lo.
Desde então, o navio cheio de ratos está desaparecido no mar. Enquanto estiver em águas internacionais ele é de responsabilidade única de seus proprietários. O problema é o risco que ele representa para outros navios. Uma colisão poderia resultar num naufrágio duplo. Provavelmente, ele ainda pode estar navegando. Segundo o jornal Independent relatou, os seus botes salva-vidas estão equipados com sinais de socorro que só começam a transmitir sinal de alerta quando batem na água. Até agora somente duas transmissões dos barcos salva-vidas foram ouvidas. Estima-se que isso se deu porque esses botes teriam se soltado do navio durante uma tempestade do Atlântico Norte. Sabe-se que o navio de 4.251 toneladas já viajou mais de dois terços do caminho para as ilhas britânicas, mas ao sabor das correntes e do vento, ele pode ir parar em qualquer lugar. É importante lembrar que essa parada dos ratos canibais se trata unicamente de uma especulação. Sabe-se por pesquisas, que os ratos em situação de stress irão começar a lutar entre si, gerando facções. Os mais fortes comerão os mais fracos e com o tempo, gerações de ratos cada vez mais agressivos irão nascer. O numero global de animais tenderá uma redução com o tempo, mas tudo depende fundamentalmente de como foi a explosão populacional dos animais no navio. E sem ir lá ninguém tem como saber com certeza. Segundo o The Sun, o navio pode encalhar na costa liberando sua carga perigosa de roedores famintos. Neste caso, eu imagino que quem estiver com o cu na reta, poderá ter sérios problemas.
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